sábado, 30 de abril de 2011

Um antigo estudo bíblico agora no Blog certo

Estudo Bíblico - Nabote e sua vinha

"E sucedeu, depois destas coisas, tendo Nabote, o jezreelita, uma vinha que em Jezreel estava junto ao palácio de Acabe, rei de Samaria, que Acabe falou a Nabote dizendo: Dá-me a tua vinha, para que me sirva de horta, pois está vizinha, ao pé da minha casa; e te darei por ela outra vinha melhor do que ela; ou, se parece bem aos teus olhos, dar-te-ei a sua valia em dinheiro. Porém Nabote disse a Acabe: Guarde-me o SENHOR de que eu e dê a herança de meus pais." ( I Reis 21: 1-3)


Segundo o dicionário da Bíblia de Estudo Explicada da editora CPAD, a palavra Nabote significa frutas, abundância ou superioridade. Fiquemos com o terceiro sentido para entender o texto abaixo.


Tudo o que construímos, tanto na vida espiritual quanto no sentido material, está ao lado do muro do rei Acabe (mundo). Apesar de sermos comprados pelo sangue de Jesus, estamos neste mundo e às vezes precisamos nos submeter a certas situações tentadoras deste lugar tenebroso.

Isso aconteceu com Nabote por causa da sua vinha se encontrar justamente vizinha ao palacio do rei. Ele recebeu uma proposta muito boa: "Dá-me a tua vinha (...) e te darei outra vinha melhor do que ela; ou se parece bem aos teus olhos, dar-te-ei a sua valia em dinheiro." - Veja que coisa ótima! Trocar aquela plantação que deu tanto trabalho para ser feita por uma muito melhor ou até mesmo seu valor em dinheiro! Quem de nós trocaria? Quem pelo menos pensaria na oferta?

Mas Nabote era "superior" pois estava em Jezreel - Lugar semeado por Deus (Dicionário BEECPAD). Sua vinha foi construída no lugar determinado pelo Senhor. A proposta do inimigo sempre vai ser melhor aos nossos olhos. Ele promete sempre que o que ele tem para nós é muito melhor do que o que Deus tem para nos dar.

É preciso valorizar o que herdamos do Senhor Jesus como Nabote: "Guarde-me o SENHOR de que eu te dê a herança de meus pais." Jesus nos deu a salvação quando morreu naquela cruz. Nos dando a salvação, levou sobre Ele nossas dores, enfermidades e pelas suas pisaduras fomos sarados (Isaías 53). Se trocamos isso por qualquer outra coisa que o mundo oferece, estamos abrindo mão da herança do Senhor para nós - o Céu!

Então sejamos Embaixadores de Cristo na terra, representando com honra o nosso país de origem (O Céu!!).


Citando Luciano Cardoso - Presbítero e líder da mocidade da Assembléia de Deus em Rondon do Pará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário