sábado, 30 de abril de 2011

Mais um Estudo Bíblico

Por que caem os valentes?

"Dizendo ele que ensinassem aos filhos de Judá o uso do arco. Eis que está escrito no livro de Jasher. Ah, ornamento de Israel! Nos teus altos foi ferido, como caíram os poderosos! Vós, filhas de Israel, chorai por Saul, que vos vestia de escarlata em delícias, que vos fazia trazer ornamentos de ouro sobre as vossas vestes. Como caíram os poderosos no meio da peleja! Jônatas nos teus altos foi morto." (2 Samuel 18-19; 24-25)

Um valente cai quando:

  1. Ele esquece da sua origem.
Saul era filho de Quis, mas nem ele nem ninguém se lembrava de sua origem.
Davi não esqueceu de sua origem - era filho de Jessé - e Jesus nasceu da sua descendência.
Quando você valoriza a sua origem, tem sucesso.

    2.  Esquece o que fazia.

Saul caçava as jumentas de seu pai quando foi chamado para ser rei de Israel. Quando se esqueceu disso, fracassou.
Deus nunca deixou Davi esquecer de que o tinha tirado de detrás das ovelhas malhadas.

    3.  Usa o que Deus lhe dá como arma.

Muitas pessoas usam o que Deus colocou em sua mão como uma arma, para ameaçar aos outros.
Moisés usou o cajado (aquele que Deus usou para fazer milagres na frente de faraó, para abrir o mar vermelho, para curar o povo das cobras, etc.) para ferir a rocha, ao invés de falar a ela, como Deus havia ordenado.
Saul tentou usar sua lança para matar a Davi e com ela se matou quando estava perdendo a guerra.
Quando valorizamos mais ao que Deus nos deu do que ao próprio Deus, fracassamos.

   4.  Deixam de cumprir o que pregaram a vida toda.

Saul aboliu as artes místicas de seu reino, mas, mesmo assim, procurou tais artes para consultar o espírito do profeta Samuel.
Muitas vezes, o que passamos a vida pregando, "despregamos" em momentos de imprudência.

  5.   Não tem mais prazer em lutar.

Quando Saul percebe que estava sozinho, perdendo Samuel - seu contato direto com Deus - ele ficou desanimado e não quis mais ir à batalha. Quando foi a ela, vendo que estava perdida, se matou com a lança.

Muitas pessoas que antes tinham sonhos, deixaram-no morrer por terem caído. Mas aqueles que venceram nos dão condições para vencermos também!
Não devemos decepcionar os heróis da fé (Hb 11).

O erro de Saul foi ter desistido de lutar e ter se matado.
Use o que Deus colocou na sua mão para lutar e vencer.

    6.   A sua palavra não tem mais autoridade.

A última ordem de SAul foi dada ao seu pajem de armas: "Arranca a tua espada, e atravessa-me com ela, para que não venham estes incircuncisos, e me atravessem e escarneçam de mim. Porém o seu pajem de armas não quis, porque temia muito;" (1 Samuel 31: 4)

Desde quando a palavra de um rei perde a autoridade?!
A ordem de Saul não foi obedecida porque ele não tinha mais autoridade.

Talvez essas coisas já tenham acontecido com muitos valentes da nossa atualidade. Homens, mulheres, jovens, crianças... todos os membros da igreja do Senhor estão sujeitos a passar por situações como esta. Mas, precisamos ser como Gideão: valorosos!
Gideão foi usado por Deus do jeito que era, apesar de ser o menor da casa e das tribos.

Sejamos valorosos para servirmos ao Senhor sempre.
E se você cair, não esqueça de que DEUS ainda pode te levantar. Olhe ao seu redor, espelhe-se nos valentes da bíblia e nos valentes restaurados da nossa atualidade.
É tempo de voltar! Reaviver a fé, o engano abandonar, reconstruir a ponte que se rompeu com as escolhas que se fez. O Deus que te chamou te restaura outra vez!! Acredite.


                                   Reunião do dia 20 de Janeiro de 2011, na congregação Torre Forte.
                                                  Meninos da UMADERPA atentos ao estudo.
                                             Presbítero Luciano Cardoso ministrando a Palavra.
Luciano Cardoso - Presbítero e Lider da Mocidade da Assembléia de Deus em Rondon do Pará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário